Dispositivos de Escala

O que são dispositivos de escala?

São dispositivos necessários para a utilização no momento da fotografia da lesão. Isso irá calibrar o SMART Monitoring, de modo que seja possível tanto compensar a distorção decorrente de um posicionamento não-ideal da câmera fotográfica quanto informar ao programa a distância real em milímetros.

Como obter os dispositivos de escala?

Recomendamos duas opções de dispositivos de escala: o dispositivo pré-fabricado em papel e o dispositivo produzido em plástico.

                              Layout disponível para impressão 3D na página de Downloads.

Dispositivo Pré-fabricado em Papel

uma opção mais acessível, indicada para casos em que seja possível posicionar todo o papel no mesmo plano da lesão a ser medida

Dispositivo Fabricado através de Impressão 3D

recomendado para a maioria das lesões intraorais, principalmente devido ao espaço restrito da cavidade bucal. Os limites da lesão devem ser facilmente observados no interior do dispositivo.

1º Passo:

Acessar a página de Downloads em nosso site e preencher os dados solicitados.

2º Passo:​

Ao ser redirecionado para uma nova página, você pode encontrar uma série de modelos 3D disponíveis para download. Escolha o modelo que deseja baixar.

3º Passo:

Procure pelo botão azul com o texto “View on Sketchfab”  e clique nele. Uma nova guia ou janela do navegador será aberta, levando você para a página do modelo 3D no Sketchfab, uma plataforma popular para compartilhamento de modelos 3D.

4º Passo:

Na página do modelo no Sketchfab, você verá opções de visualização e interação com o modelo. Procure o botão “Download 3D Model”, Escolha um local adequado em seu computador para salvar e confirme o processo de download.

Configurações de Impressão:

Tipo de impressora: FDM

Rafts: Não

Suporte: Não

Resolução: 0,2

Preenchimento: 100%

Cor do Filamento: Não transparente

Material de Filamento: PETG (preferível) ou PLA

Para efetuar a limpeza e desinfecção dos dispositivos de escala, empregue sabão de clorexidina e assegure as etapas de enxágue e de secagem de forma adequada.

Como deve ser o posicionamento do dispositivo de escala para que a medição da lesão seja correta?

Tendo em vista que todas as lesões selecionadas devem ser planas, alguns outros detalhes devem ser considerados no que diz respeito ao posicionamento do dispositivo de escala:

O dispositivo de escala deve ser posicionado no mesmo plano da lesão a ser medida.

As duas arestas do dispositivo de escala necessitam ser perpendiculares entre si e identificáveis na fotografia.

Mesmo que não seja possível ver o quadrado inteiro do dispositivo, desde que duas arestas perpendiculares sejam visíveis na imagem, ela pode ser utilizada para medir a área da lesão

Neste exemplo, o quadrado não aparece por inteiro, mas é possível ver duas arestas por completo e perpendiculares, o que viabiliza a utilização dessa imagem para medição da área da lesão.

Neste exemplo, não é possível verificar duas arestas do quadrado de maneira completa, o que inviabiliza a calibração do software. Neste caso, o correto seria a utilização de um dispositivo menor.

Erros comuns no posicionamento dos dispositivos de escala:

1º erro:

Dispositivo de escala em papel posicionado corretamente sobre o mesmo plano da lesão, porém escondendo parte da área a ser medida.

2º erro:

O dispositivo de escala encontra-se dobrado e, portanto, está admitindo mais de um plano na imagem, o que contra-indica a sua utilização para a calibração do SMART Monitoring.

3º erro

Tanto o dispositivo de escala quanto a lesão a ser medida estão localizadas em uma região não-plana, o que contra-indica a utilização do SMART Monitoring para a obtenção de área.

4º erro

Seleção de lesões não-planas, as quais admitem mais de um plano na imagem, são contra-indicadas para o monitoramento da através do SMART Monitoring.