Nossos Projetos de Pesquisa

Avaliação clínica das exposições ósseas bucais: correção da perspectiva nas imagens fotográficas para mensuração das lesões.

Este projeto foi o pontapé inicial para o desenvolvimento da escala utilizada no programa. A pesquisa foi realizada pela então estudante de graduação Samara da Silva Pinto, orientada pelo Prof. Gustavo Davi Rabelo e coorientada pela pós-graduanda Fabiane Smiderle, com colaboração dos Professores Ricardo Armini Caldas e Liliane Janete Grando. Neste projeto, o objetivo foi avaliar fotografias clínicas de exposições ósseas bucais a fim de se obter as dimensões das lesões. Ainda, testar a influência da correção da projeção de perspectiva sobre as mensurações. Os principais resultados demonstraram que as fotografias clínicas podem ser empregadas para calcular as medidas das lesões de exposição óssea em cavidade bucal. O cálculo das medidas lesionais pode ser feito com a utilização de um dispositivo calibrador inserido no momento da fotografia. A correção da perspectiva do plano da imagem seguida do cálculo da área da lesão permitiu uma boa replicabilidade da mensuração. 

Acesse o texto na íntegra clicando aqui.

Criação de um programa de computador para avaliação e monitoramento clínico de lesões bucais.

A pesquisa de mestrado da aluna Fabiane Smiderle é o projeto central que foi utilizado no desenvolvimento do programa de computador SMART Monitoring. O projeto foi orientado pelo Prof. Gustavo Davi Rabelo, e contou com a colaboração dos Professores Ricardo Armini Caldas e Liliane Janete Grando, além dos pesquisadores Guilherme Grando Carqueja e André Provensi. O programa foi criado para a utilização de imagens clínicas de lesões, obtidas por meio de um gabarito ou dispositivo de escala que contém duas dimensões perpendiculares conhecidas. A interface gráfica do programa disponibiliza ao usuário todos os comandos necessários para a execução das medições.

Acesse o texto na íntegra clicando aqui.

Teste de validação do programa de computador SMART Monitoring na avaliação de lesões utilizando fotografias clínicas.

A pesquisa em questão tem como foco o projeto de iniciação tecnológica do aluno Pedro Senna Witt, sob a orientação do Prof. Gustavo Davi Rabelo. A hipótese levantada é que o programa de computador SMART Monitoring, recém-desenvolvido, será eficaz na avaliação e classificação de lesões intra e extraorais por meio de fotografias clínicas. Para testar a efetividade do programa, serão realizados testes, com o objetivo principal de calcular a acurácia na mensuração da área lesional.

Desenvolvimento e implementação de um site para viabilizar o acesso ao SMART Monitoring para a comunidade científica.

O projeto tem como foco a criação de um site para o SMART Monitoring, por meio de uma abordagem prática, na qual a bolsista de iniciação científica Vithoria Rabelo Zimmer utiliza ferramentas de programação e design para desenvolver e implementar um site público de acesso ao SMART Monitoring. O site foi criado com foco nas melhores práticas de usabilidade e acessibilidade, garantindo assim que a comunidade científica possa acessar e explorar o conteúdo de maneira fácil e intuitiva. A iniciativa de desenvolver esse site é de grande importância para a democratização da ciência e para a disseminação do conhecimento científico